Nesta região está inserida grande parte das cabeceiras (nascentes) do Rio Xingu, formada principalmente pelo Rio Paranatinga. Essa Promotoria também engloba a região das nascentes dos rios Culuene e Curisevo, ambos afluentes do Rio Xingu.
A sede desta Promotoria será em Paranatinga, abarcando as comarcas de Feliz Natal, Nova Ubiratã e Paranatinga, ocupando a extensão de 43.218 km².
Por se caracterizar como um ecótono, ou seja, uma zona de transição entre biomas, a região é de grande importância por apresentar alta biodiversidade e possuir elementos da fauna e flora dos biomas Amazônico e Cerrado. Os poucos estudos ambientais realizados no local demonstram a presença de considerável número de espécies de anfíbios, répteis, peixes e principalmente aves e mamíferos.
No tocante aos mananciais dessa região, muitas são as ameaças causadas principalmente pelo desmatamento das áreas de preservação permanente (APP) dos rios que compõem a bacia. Nesses corpos hídricos ainda se encontram 2 PCHs, sendo uma em operação e a outra em instalação, bem como uma UTE que se encontra em funcionamento.
Além disso, importante ressaltar que somente em 2014 foram desmatados 126 km² de áreas de floresta e constatados 1.393 focos de calor durante o período proibitivo para queimadas. As atividades minerárias exploradas ou a serem licenciadas ainda ocupam 2.696 km² da área, segundo dados registrados no DNPM.
Comarcas: Feliz Natal, Nova Ubiratã e Paranatinga.