A região do baixo Juruena e toda a extensão do Rio Aripuanã é formada por dez grandes rios, dentre eles, o Rio Roosevelt, Rio Aripuanã, Rio Juruena e Rio do Sangue. A Promotoria abrangerá as comarcas de Apiacás, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína, Juruena, Nova Bandeirantes e Porto dos Gaúchos, tendo como sede a comarca de Juína. Ao total, o território sob sua circunscrição é de 116.845 km².
A atenção com os recursos hídricos nessa região deve ser redobrada, tendo em vista que nesta localidade se encontram em operação a Usina de Dardanelos, além de 2 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e 9 Usinas Termoelétricas (UTE). Ainda estão em fase de instalação, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), outras 2 PCHs e 12 Usinas Hidrelétricas (UHE).
Além disso, é importante mencionar que só no ano de 2014 a região apresentou cerca de 140 km² de desmatamento em áreas de floresta, associado a 3.638 focos de calor durante o período proibitivo para queimadas. No ranking dos municípios Mato-Grossenses que mais apresentaram focos de calor no Estado, Colniza ocupou o primeiro lugar, seguido de Aripuanã na 4ª posição, Nova Bandeirantes em 5º e Cotriguaçu em 7º lugar.
Com relação às atividades de mineração, somadas todas as fases possíveis, atualmente 39.225 km² da região encontram-se requeridas no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para esse fim, atingindo o equivalente a 33,57% do território da circunscrição, potencialmente ocupado por essa atividade geradora de grandes impactos.
Dessa forma, é de se considerar que as atividades econômicas da região são potencialmente degradadoras em larga escala, na grande maioria das vezes atingindo dois ou mais municípios, de forma que a atuação especializada e regionalizada é capaz de traduzir melhores resultados, tanto na prevenção, quanto na reparação das lesões ambientais.
Comarcas: Apiacás, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína, Juruena, Nova Bandeirantes e Porto dos Gaúchos