PJBH Alto Teles Pires

Essa territorialidade hidrográfica compreenderá as nascentes do Rio Novo, o principal afluente do Rio Arinos, que tem sua margem direita limitando toda extensão oeste da PJBH Alto Teles Pires.
As comarcas inseridas nessa Promotoria de Bacia Hidrográfica serão as de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Tapurah e Vera, devendo a sede ser instalada em Sinop. A área total desta PJBH é de 52.548 Km².

Nessa região se concentram os municípios que mais produzem grãos no Estado e que, portanto, têm suas economias baseadas principalmente no agronegócio. Em consequência, os índices de desmatamento e de queimada são altos, sendo que em 2014, mais de 64 km² de áreas de floresta foram desmatadas, associados a 315 focos de calor em período proibitivo.

Além da grande produção agrícola, esta região é a maior consumidora de agrotóxicos do Estado, onde milhões de litros de veneno são manipulados e aplicados anualmente, expondo o meio ambiente e, principalmente, os trabalhadores rurais aos efeitos nocivos destes produtos. Estudos recentes mostram que até mesmo a população urbana destes municípios apresentam resíduos de agrotóxicos no organismo, como o emblemático caso da presença de pesticidas no leite materno, em Lucas do Rio Verde.

Outro grave problema socioambiental é o contingente de trabalhadores migrantes, para suprir a demanda por mão de obra em virtude da implantação de grandes empreendimentos hidrelétricos, fazendo com que as zonas urbanas se desenvolvam rápida e desordenadamente, o que demanda atenção aos impactos sociais, ambientais e econômicos que assolam a região. Ainda com relação aos mananciais, importante observar que na região existem 2 UHEs em instalação, 2 PCHs em operação, 5 em instalação, e 6 UTEs em operação.  No tocante as atividades minerárias, as áreas exploradas ou a serem licenciadas, ocupam 586 km².

Comarcas: Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Tapurah e Vera.

PJE.DA.OU© Todos os Direitos Reservados - 2019 |

Termos de Serviço
Top