A Promotoria compreenderá a nascente e parte da margem esquerda do Rio Roncador, bem como a região de cabeceira do Rio das Mortes e do Rio Correntes. Englobará ainda as cabeceiras do Rio Vermelho e Rio São Lourenço, sendo esse último, aporte de várias das 10 PCHs em operação e de outras 17 em fase de instalação na região, que também conta com as UHEs Itquira I e II, já em funcionamento.
Com sede em Rondonópolis, essa Promotoria albergará as comarcas de Campo Verde, Dom Aquino, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta, Poxoréo e Primavera do Leste, correspondendo a uma área total de 43.962 km², dos quais 13.930 km² abrigam atividade de mineração.
A bacia hidrográfica do Rio São Lourenço é, de acordo com o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-MT), uma das que apresentam as maiores faixas de criticidade em relação à disponibilidade de recursos hídricos no Estado.
Isto se dá pelo alto consumo hídrico, associado à contaminação gerada pela grande ocupação urbana e industrial na região. Ressalta-se que esta bacia é um importante contribuinte para a formação do Pantanal Mato-grossense, onde os impactos ambientais gerados refletem diretamente neste bioma.
Comarcas: Rondonópolis, Campo Verde, Dom Aquino, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta, Poxoréo e Primavera do Leste.

