PJBH Baixo Teles Pires

A Promotoria de Justiça da Bacia Hidrográfica Baixo Teles Pires abrangerá o Baixo Rio Teles Pires e seus afluentes, os quais contam com 4 PCHs em operação, 4 em instalação e 5 UHEs em fase de instalação.
A sede deverá ser fixada em Alta Floresta e abarcará as comarcas de Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Paranaíta, Tabaporã e Terra Nova do Norte.

A região está inserida no chamado “arco do desmatamento” onde extensas áreas de floresta já foram e ainda estão sendo convertidas em pastagens exóticas para o desenvolvimento da pecuária.

Associado ao desmatamento, que atingiu o índice de 80 km² em 2014, existe uma forte atuação de madeireiros que exploram ilegalmente os recursos florestais ainda existentes nesta região.

Também são constatados altos índices de queimada, de modo que só no período proibitivo do ano de 2014, foram flagrados 762 focos de calor. A atividade de extração de minérios ocorre em 32.051 km² dos 53.100 km² abrangidos por esta PJBH e, portanto, atinge mais da metade da extensão do território.

Comarcas: Alta Floresta, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Paranaíta, Tabaporã e Terra Nova do Norte

PJE.DA.OU© Todos os Direitos Reservados - 2019 |

Termos de Serviço
Top